Símbolos do GCN


 

Logomarca

   Com a finalidade de representar graficamente o Grupo Capoeira Negrim, a logomarca tem o formato de uma elipse com cores matizadas entre azul marinho e branco, contendo uma borda dourada e os seguintes dizeres no seu interior: “Capoeira Negrim”, na parte central; e “Mestre Carlinho”, na parte inferior, todos na cor dourada. Ao centro um berimbau na cor branca com cabaça voltada para o lado esquerdo.

Logomarcas nos uniformes

1. Logomarca na Camisa Padrão e na Calça

   Na parte frontal da camisa padrão e na parte frontal superior esquerda da calça, constará a logomarca do Grupo Capoeira Negrim, juntamente com o nome do mestre responsável pelo Núcleo, logo acima dela, e abaixo da mesma constará o Estado e o País do Núcleo ou Equipe.

2. Costas da Camisa Padrão

   Na parte frontal da camisa padrão e na parte frontal superior esquerda da calça, constará a logomarca do Grupo Capoeira Negrim, juntamente com o nome do mestre responsável pelo Núcleo, logo acima dela, e abaixo da mesma constará o Estado e o País do Núcleo ou Equipe.

Símbolos Comemorativos

   São utilizados para celebrar datas, eventos ou quaisquer outras situações especiais do Grupo Capoeira Negrim.

1. Aniversário de 20 anos do Grupo Capoeira Negrim

História da logomarca

   A primeira logomarca utilizada, no então Grupo Capoeira Rio-Minas, foi criada provisoriamente pelo Mestre Carlinho no ano de 1997, para ser utilizada nas camisas e calças do primeiro evento realizado na Camarista Meier. Na logomarca constavam as bandeiras dos Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais fixadas em dois berimbaus cruzados.

   Em Minas Gerais, sob a supervisão do Professor Calango, foi desenvolvida a nova logomarca formada pelas bandeiras dos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, com os dizeres: "Capoeira", na parte superior; e "Rio-Minas" na parte inferior. Esta logomarca passou a ser utilizada nas camisas e nas calças a partir de 1998.

   Com o apoio do então, Instrutor Legalzinho, foi criada a logomarca padrão do Grupo Capoeira Rio-Minas que passou a ser usada a partir do início do ano de 1999.

   No formato de um circulo preto que continha as respectivas inscrições superior e inferior, "Centro Cultural" e "Capoeira e Artes", separados por duas estrelas, todos na cor branca. Ao centro, um círculo na cor azul roial, onde constavam respectivamente, nas partes superior e inferior, na cor preta, as inscrições "Fundadores:" e "Carlinho - Calango". Ao centro do circulo interno o berimbau na posição horizontal sobre o qual constavam as palavras "Rio" e "Minas" em destaque e a cabaça do berimbau substituindo a letra "o".

   A partir de 2002, com a formação do Grupo Capoeira Negrim, a logomarca foi inteiramente reformulada pelo aluno Oval da cidade de São José da Lapa - MG, e aprovada pelo Mestre Carlinho. Agora no formato de uma elipse com uma borda amarela, fundo azul marinho e o mesmo berimbau que era utilizado na logomarca anterior, na cor branca. No interior da elipse a seguinte inscrição na cor amarela: "Centro Social Capoeira Negrim Mestre Carlinho".

   Na mesma época foi criada a primeira camisa padrão do grupo onde uma logomarca auxiliar baseada na logomarca principal era exposta nas costas da camisa seguida do nome dos Professores ou do Mestre, sua cidade e o seu estado. Pouco tempo depois caiu em desuso.

   A partir de 2017, por ocasião das comemorações do vigésimo aniversário do Grupo Capoeira Negrim, a logomarca perdeu a inscrição "Centro Social" e passou a ter o formato atual com as letras douradas e o fundo com matizes em tons de azul.