Dinâmica da COPA FIO DA NAVALHA

1. Credenciamento

1.1. O credenciamento ocorrerá da seguinte maneira:

Sábado (16/08), a partir das 08h até às 12h para todas as categorias, infantil, juvenil, Amador, Absoluto e Master (masculino e feminino).

1.2 O credenciamento ocorrerá na entrada principal do local do evento.

1.3. Todos os atletas no momento do credenciamento, deverão apresentar um documento de identificação com foto válido e uma autorização assinada pelos responsáveis legais (menores de idade), caso não apresente os documentos solicitado o atleta poderá ser desclassificado.

1.4. Durante o credenciamento, cada atleta receberá:

  1. Uma camiseta para ser usada no dia do evento. O tamanho da camiseta será correspondente a que foi selecionada no formulário de inscrição;

  2. Pulseira;

  3. Numeração para ser usada no dia da seletiva.

2. Início das Competições

2.1. A competição para as categorias Infantil e Juvenil masculino e feminino terá início às 9h da manhã do dia 16/08/2025.

2.2. A competição para as categorias Amadora, Absoluto e Master terá início às 14h do dia 16/08/2025.

Observação: Caso a competição de sua categoria tenha começado e o atleta não se encontrar no local dos jogos, o mesmo poderá ser desclassificado, conforme critério da equipe organizadora do evento.

3. Estrutura e Dinâmica dos Jogos

3.1. Os atletas serão identificados por camisetas com numerações de peito.

3.2. Cada atleta terá direito a duas oportunidades de jogo na fase Classificatória.

3.3 Os jogos terão duração de 45 segundos cada.

3.4 O ritmo utilizado será o São Bento Grande de Angola para todas as categorias.

3.5. As competições serão realizadas na quadra principal com somente 1 baia de atuação.

3.6. A organização contará com árbitros cronometristas e assistentes, que irão monitorar o andamento das partidas e o cumprimento das regras.

3.7. As notas atribuídas aos atletas serão de 9 a 10, conforme os critérios definidos no Manual de Regras Infanto Juvenil do VMB. É fundamental que todos os competidores estudem este manual com antecedência.

4. Fases da Competição

Fase Classificatória (dois jogos)

4.1 Após a realização dos dois jogos, as notas serão contabilizadas e os atletas com as melhores classificações avançarão para a próxima fase.

EXEMPLO:

Absoluto masculino – 16 atletas inscritos, passam 8 atletas para a próxima fase (Quarta de finais).

Quarta de finais 1 (um) jogo

4.2 Os atletas jogam somente 1 vez, os atletas que obtiverem as melhores notas passam para fase seguinte.

Absoluto masculino – 8 atletas, passam 4 atletas (semifinal).

Semifinais 1 (um) jogo

4.3 Os atletas jogam somente 1 vez, os atletas que obtiverem as melhores notas passam para fase seguinte.

Absoluto masculino – 4 atletas, passam 2 atletas (final).

Final 2 (dois) jogos

4.4 A fase final será disputada no palco principal. Os 2 finalistas fazem dois jogos de São Bento Grande de Angola, o vencedor será aquele com a melhor pontuação.

OBSERVAÇÃO: As pontuações de cada fase não são acumulativas. No início de cada fase, as notas são zeradas e apenas as notas dos jogos realizados naquela fase específica será computada.

5. Critérios de Classificação

5.1. A classificação para primeira e segunda fase será baseada nas notas dos dois jogos de cada atleta, a partir das oitavas de final será somente um jogo, conforme o critério de São Bento Grande de Angola, descrito no Manual de Regras Infanto-Juvenil.

5.2. Em caso de empate nas notas, serão aplicados os critérios técnicos do manual para desempate (mais um jogo de 30 seg).

6. Penalidades

6.1. O atleta que não cumprir as regras estabelecidas no Manual de Regras ou demonstrar conduta antidesportiva poderá ser desclassificado.

6.2. O uso inadequado das pulseiras, trocas de qualquer espécie não autorizadas ou qualquer tentativa de fraude resultará na desclassificação imediata do atleta envolvido.

6.3 O comportamento respeitoso e colaborativo é essencial. A organização se reserva o direito de remover qualquer participante que não cumprir as normas estabelecidas para o evento.

7. Disposições Gerais

7.1. Esta dinâmica deve ser cumprida por todos os atletas, treinadores e equipes envolvidas.

7.2. A organização do evento reserva-se o direito de ajustar a programação para garantir a segurança e o bom andamento das competições.

7.3. Situações não previstas neste regulamento serão decididas pela comissão organizadora, cuja decisão será final e inapelável.

7.4 As crianças e adolescentes deverão ser supervisionados por seus responsáveis legais durante todo o evento com exceção na hora da competição.

7.5 Todos os participantes devem usar uniformes de capoeira calça branca e camisa do evento.

7.6 Os pais ou responsáveis legais devem garantir que a criança/adolescente esteja em condições físicas adequadas para participar do evento.

Desejamos boa sorte a todos os participantes!!!!!